Caso necessite de mais alguma infomação...
Contacte-nos para o telefone ou envie-nos um E-mail.


O trabalho do restaurador é fazer renascer e sentir de novo a nossa tradição e dar a conhecer as marcas da obra em todo o seu esplendor.
A atividade de conservação e ou actuação de conservação preventiva, têm por objetivo o prolongamento e longevidade de uma obra de arte, tendo em conta a sua antiguidade ou estado de conservação, de modo a preservar a sua integridade física, o seu valor artístico e a sua essência original.
Para a exercer a atividade de conservação e restauro é necessário um profundo saber da história, um respeito quase religioso pela obra de arte e pela alma que lhe está subjacente, e um conhecimento técnico exímio que restabeleça a grandiosidade e a autenticidade de cada peça e de cada pormenor.
A técnica de embutidos, ou de marchetaria, é uma arte decorativa que se relaciona com a ação de recortar, incrustar e encaixar um material noutro.
Normalmente são utilizadas folhas finas de madeira, de cores diferentes, segundo um mesmo plano, de igual espessura, obtendo-se uma superfície lisa. A variação de cores de madeiras de diferentes qualidades, pelo tingimento de algumas madeiras e pelo sombreado com areia quente, resulta em superfícies decorativas e "polícromas" de grande beleza.
Frequentemente os embutidos são de natureza diferente da madeira, como a madre-perola, o marfim, o osso, a folha metálica, entre outras, podendo originar decorações ornamentais complexas.
Incluem-se nesta especialidade os móveis Boulle, famosos pelo mestria decorativa e ornamental de inserir diferentes nateriais, tais como a latão ou bronze dourado recortado, casca de tartaruga ou marfim, em combinações de perfeita execução tecnica.
A intervenção de restauro de um movel Boulle, inclui a estabilização e desinfestação de toda a estrutura de madeira, a fixação de elementos decorativos destacados, que acontece normalmente com a folha de latão e a casca de tartaruga, e a reposição dos diferentes elementos decorativos em falta e o acabamento final de superfície.
A escultura e a talha, normalmente executados em madeira, têm em comum a técnica de subtração de material até obter uma obra artística tridimensional. As obras são normalmente cobertas de preparações e douradas e/ou policromadas.
A sua conservação e restauro faz-se pelo tratamento do suporte, quando degradado por infestação biológica ou quebra e colagem ou execução de pormenores em falta, a fixação de destacamentos de preparações, douramento e policromia, reintegração de lacunas de douramento e policromia e aplicação de camada de proteção final.
Inicia-se pela fixação de destacamentos de preparações, douramento e policromia, colagem ou execução de pormenores em falta, e reintegração de lacunas de douramento e policromia.
No final, conforme a técnica de policromia original, a óleo, tempera, ou acrílicas, aplica-se uma camada de proteção final, que pode ser de base cerosa para, no caso das decorações com douramentos, haver um ressurgimento do brilho do ouro e intensificação das cores da policromia.
A técnica de lacagem é essencialmente a cobertura de uma superfície com uma resina, ou verniz natural, obtida de espécies vegetais originárias no Oriente. A esta técnica deu-se o nome de laca. É um material dificil de trabalhar, que requer muita pratica e persistência. A técnica mais comum de aplicação é a Japonesa.
É aplicada geralmente sobre objetos em madeira, em multiplas camadas bem secas entre aplicações, com grande rigor. No processo decorativo da lacagem, podem ser feitas incisões e inseridas decorações de materiais como madrepérola ou concha. No final a superfície é polida para se obter a homogeneidade da superfície e o brilho.
O restauro desta técnica é minucioso e frequentemente tem de ser feito o restauro prévio da estrutura em madeira. Para as lacunas de decoração lacada, é pretendido refazer a decoração conforme a técnica original, embora com lacas, ou vernizes, de comercialização atual, de maneira a não haver interropção na superfície brilhante lacada.
A limpeza de mobiliário deve ser efetuada com muito cuidado, em zonas delimitadas para evitar manchar a superfície.
É possível remover toda a sujidade e proteção degradada e aderente à madeira, a seco com materiais abrasivos, ou por metodos químicos, com as devidas precauções.
Pode ser necessário recolocar pormenores de madeira em falta, minimizar riscos superficiais da madeira, manchas e recolocar o mesmo tipo de finalização do móvel.
As ferragens existentes são desmontadas, limpas e protegidas para recolocar no final.
A madrepérola é uma substância dura e irisada. É produzida no interior das conchas de alguns moluscos, composta principalmente por calcário.
Utiliza-se como decoração embutida em mobiliário e em outros objetos artísticos.
O restauro é normalmente efetuado pela fixação de decorações em destacamento e aplicação de áreas em falta com o mesmo material original e o mais idêntico em cor, tanto quanto possível.
As molduras têm uma grande importância , especialmente na estabilização física das pinturas. Conforme a época de execução das molduras, a decoração entalhada em massa com motivos muito elaborados ou mais simples, pode ser dourada ou prateada, com finalização a goma laca e, em alguns casos, policromada.
A decoração é normalmente de construção repetitiva e simétrica, pelo que se faz normalmente um molde das zonas existentes e refeitas, em materiais próprios e reintegradas por metodologia idêntica á original.
Os trabalhos em talha